Velocidade
A especialidade de velocidade divide-se nas disciplinas de Regatas em Linha e Fundo.
As Provas de Regatas em Linha, mais conhecidas como provas de velocidade ou pista, são disputadas em águas lisas em pistas delimitadas por boias em distâncias de 200, 500 e 1000m.
As embarcações utilizadas, canoa e kayak, são estreitas, compridas e podem ser de 1, 2 ou 4 lugares.
Na canoa, propulsiona-se a embarcação com um joelho apoiado e com uma pagaia simples (de uma só pá). É uma embarcação sem leme, utilizando-se diferentes tipos de remada para mudar de direção. Nas embarcações de equipa deverá existir a maior coordenação possível entre os tripulantes, que pagaiam em lados alternados.
Já no kayak pagaia-se numa posição sentada e com uma pagaia dupla (de 2 pás). É uma embarcação com leme controlado pelo atleta que vai à frente pelo inclinar dos pés para a direita ou para a esquerda. As embarcações de equipa também exigem muita coordenação entre os participantes, obrigando-os a pagaiar todos ao mesmo tempo e do mesmo lado.
As Provas de Fundo, são disputadas em águas lisas de rios ou lagos e são realizadas em circuitos entre 2000 e 5000 metros, onde os canoístas têm de mudar de sentido em locais específicos sinalizados por boias.
O material e embarcações utilizadas são as mesmas que as utilizadas nas provas de regatas em linha, quer em embarcações individuais quer em coletivas.
Nas largadas os atletas partem alinhados e muito perto uns dos outros. É esta proximidade e contacto entre atletas que faz com que as provas de fundo sejam um espetáculo para quem vê e, ao mesmo tempo, para quem compete.
Marta Pinto Mara Gomes Rafaela Araújo Cristina Pascoal
Cristóvão Espírito Santo Carlos Maciel
Rafaela Araújo Mara Gomes
Miguel Enes Eduardo Enes Carlos Maciel Cristóvão Espírito Santo
Mário Vieira Luís Gonçalves Fábio Reis Diogo Ribeiro
João Gonçalves Tiago Balinha Cristóvão Lavarinhas Misael Araújo
Francisca Lima Valéria Araújo
Rafaela Araújo Mara Gomes